O Varonil 180 - Órgão Oficial da Confederação das Uniões de Homens Evangélicos Congregacionais do Brasil, Ano XXIX - Janeiro/Fevereiro/Março de 2012

Seção: Devocional

Cantando Salmos e Hinos há 150 anos

Os cristãos evangélicos brasileiros que gostam de cantar, como quaisquer latinos americanos que somos, têm cantado as belas mensagens dos hinos coletados nas páginas do mais antigo hinário evangélico brasileiro, conhecido como Salmos e Hinos.

Sua primeira edição foi publicada em 17 de novembro de 1861. Eram apenas 50 letras, 18 salmos e 32 hinos.

Um pequeno volume com 18 páginas, pouco tempo depois da chegada do casal Kalley ao Brasil, já era usado pelos crentes participantes dos cultos em língua portuguesa.

A compilação e organização desse hinário foram obras da competente D. Sarah Poulton Kalley. Informações históricas nos dão conta de que hinos em português, antes mesmo de serem cantados no Brasil, o foram na Ilha da Madeira. Um deles, por exemplo: O meu fiel Pastor, escrito em 1842.

Salmos e Hinos teve várias edições até chegar à 5ª edição, que ficou conhecida como Edição Revista e Aumentada. São 651 hinos e coros cantados por essa gente em nossa terra e outros tantos de fala portuguesa.

Sua primeira edição com música, a quatro vozes, apareceu em 1868 e ainda hoje podemos tocar, ensaiar e cantar, valendo-nos daqueles e de outros textos com música que muito enaltecem a hinologia dos nossos cultos. Esta é uma excelente contribuição desse hinário com vida e uso através desses 150 anos de sua existência.

Aos que desejarem mais conhecimentos sobre a história de Salmos e Hinos, recomendo a leitura do texto: Advertência à Quinta Edição, páginas 7 a 12, de Salmos e Hinos com Músicas Sacras (5ª Edição). Publicado no Brasil pela Editora Candeia e Igreja Cristã Evangélica de S. José dos Campos, como também: Convertendo através da Música (A história de Salmos & Hinos), do Pr. Douglas Nassif Cardoso.

Salmos e Hinos foram sempre cantados pelas igrejas evangélicas e, como primeiro hinário protestante brasileiro, tem servido de fonte para o surgimento de outros hinários.

Seu valor é sobejamente reconhecido por aqueles que sabem apreciar seu conteúdo, tanto do ponto de vista teológico e doutrinário, como analisado quanto à poesia e música.

A igreja evangélica contemporânea no Brasil, de modo geral, tem supervalorizado as novas canções, a ponto de marginalizar quase totalmente os conhecidos hinos, cantados por mais de século e meio em nossos cultos. Entendemos que os tempos são outros, as mudanças estão aí, o cancioneiro vai se renovando dia a dia, porém, nunca devemos nos esquecer de que demonizar o antigo e divinizar o moderno não deve ser o caminho a seguir, uma vez que é possível e viável a convivência entre o novo e o velho, aproveitando de ambos o melhor que têm a oferecer.

Que nos cultos prevaleçam cânticos e ritmos contemporâneos, mas também existam espaços para os hinos e as músicas que fazem parte da memória de tantos que gostariam de ouvir e cantar aquelas letras e melodias que muito bem lhes fizeram ao coração e com elas igualmente louvaram, adoraram e serviram ao Senhor.

À Igreja Evangélica Fluminense, detentora de Salmos e Hinos, à União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil, que ao longo de sua história usa e divulga as mensagens cantadas nesse hinário e a todos quantos cantam conosco os hinos e coros desse cancioneiro.

Aos que vieram antes de nós, instrumentos que foram para nos deixar esse grande legado, aos que convivem conosco, guardiões desse belíssimo patrimônio e aos que virão depois, nosso reconhecimento do que foram, do que somos e do que poderão ser na continuidade do testemunho de nossa fé, cantando, pregando e vivendo o que Jesus nos tem ordenado. A Ele toda glória para sempre, amém!

Pr. Zefanias dos Santos Lima
Primeiro Vice-Presidente da UIECB

Home
Página Inicial

Editorial
O Varonil 180
Você tem em mãos mais um exemplar do jornal O VARONIL

Palavra do Presidente
Deus está no seu negócio?
Foi realizado o XV Congresso Nacional da CONFEUHEC

Devocional
Cantando Salmos e Hinos há 150 anos
A igreja evangélica contemporânea no Brasil, de modo geral, tem supervalorizado as novas canções, a ponto de marginalizar quase totalmente os conhecidos hinos, cantados por mais de século e meio em nossos cultos.

Você sabia?
Acerola
A acerola, também conhecida popularmente como cereja-das-antilhas ou cereja-de-barbados, tem origem nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul.

Pastoral
Com ou sem obras? Para obras ou Pelas obras? Eis a questão
"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; Não de obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2.8-9)

Dicas de Saúde
Prevenção é o melhor remédio
A responsabilidade do pastor é tão importante quanto à do médico quando está em jogo a saúde de uma pessoa.

Reportagem de Capa
XV Congresso Nacional da CONFEUHEC
O XV Congresso Nacional da CONFEUHEC, realizado nos dias 24 a 27 de novembro de 2011, no Malibú Palace Hotel na cidade de Cabo Frio-RJ, com mais de 100 participantes de diversas Federações da UIECB, e a presença de 8 pastores, dentre estes o pastor presidente da UIECB, pastor Osvaldo Lopes dos Santos, 28 oficiais eclesiásticos, presbíteros, diáconos e diaconisas, das nossas igrejas, atingiu o objetivo proposto: elegeu a nova diretoria para o triênio 2012/2014 e proporcionou a confraternização entre todos os irmãos congregacionais presentes.

Especial
29º Aniversário do Jornal O Varonil
No dia 14 de janeiro, o jornal O VARONIL comemorou o seu 29º aniversário de organização com um culto em ação de graças na IEC de Nancilândia.

Estudo Bíblico
Deus procura homens que...
O Senhor quer que aprendamos a termos qualidades, como alguns homens da Bíblia.

O que vai pelas Federações
O que vai pelas Federações/Confederações?
Fique atento ao que está acontecendo.

Homenagem
Homenagem - Pastor Enéas
Uma justa homenagem a um pastor, servo de Deus. Louvado seja o Nome do Senhor, que tem sustentado o Pr. Enéas.

Perfil
Presbítero Ozéas Pires
A CONFEUHEC parabeniza o amado irmão pelos trabalhos realizados, com a ajuda de Deus, tanto na vida cristã quanto na secular.

Estudo Bíblico
Os Homens difíceis de suportar
Davi contava 30 anos. Encontrava-se numa forte posição, pois governava havia cerca de sete anos sobre a casa de Judá.

Comentários


Data/Hora: 26/04/2012 17:28:41
Nome: Júlio Leitão de Melo Neto
Comentário: LIGEIRA APRECIAÇÃO Como admirador constante do nosso hinário, parabenizamos o ilustre Pr. Zefanias dos Santos Lima, pela interessante abordagem histórica, na passagem do Sesquicentenário de circulação de Salmos e Hinos. Louvamos a Deus por esse precioso patrimônio da comunidade evangélica de língua portuguesa, sem fronteiras denominacionais. Pr. Júlio Leitão IEC Família Viva em Galante - Campina Grande

Data/Hora: 13/05/2012 11:08:52
Nome: evaldo xavier de carvalho
Comentário: ola irmao,gostaria de saber do irmao como adquerir o hinario salmos e hinos em quatidade e de varios modelos ,sou Presbitero da Igreja Presbiteriana de cristina Minas Gerais,se possivel me passe a informaçao , desde ja meu muito obrigado ,e a paz cristo reina em nossos Corações.

Data/Hora: 14/05/2012 09:35:07
Nome:
Comentário:

Data/Hora: 17/05/2012 17:03:45
Nome: Kelvin Rodrigues
Comentário: Irmão, aqui na Cristã Evangélica de Taguatinga / DF este é o hinário que utilizamos. precisamos comprar novos exemplares para atender aos cultos. Agradeceria se o irmão informasse onde consigo comprá-los.

Data/Hora: 08/05/2013 13:08:39
Nome: walmir clemente
Comentário: Sou o presidente da UHEC de Belém e precisamos adquirir mais Salmos e Hinos para atender a congregações de outros municípios de Belém. Aproveito praa convidar o senhor presidente para participar do aniversário da igreja de Belém, em julho. Espero retorno. walmir.

Data/Hora: 08/05/2013 17:42:31
Nome: Cleber Cruz Tavares
Comentário: Prezados irmãos que desejam comprar o hinário Salmos e Hinos, peço que entrem em contato com a editora Sara Kalley, nos telefones (21) 2203-8857 ou (21) 2203-8850 Respondendo ao irmão Walmir Clemente, peço que me envie o seu telefone eo seu e.mail, para que eu possa me comunicar com o irmão

Data/Hora: 12/06/2013 13:35:47
Nome: macos mendonça da silva
Comentário: gostaria da melodia das musicas do salmos e hinos com musicas sacras se voces poderem me mandar vai me ajudar muito a ensinar na minha igreja. obrigado desde ja

Data/Hora: 02/07/2013 15:38:51
Nome: Hodias Alves Teixeira Junior
Comentário: Eu admiro muito o Salmos e Hinos. Tenho ele com musica e como não sou regente nem muito conhecedor de partitura, por isso desejo saber se existe CD ou outro material que venha com as musicas cantadas. Fico grato se assim puder ser respondido.

Data/Hora: 15/10/2013 02:06:18
Nome: ERASMO PEIXOTO
Comentário: Sou de Recife, onde posso comprar um Salmos e Hinos. Na minha infância na Primeira Igreja Presbiteriana do Recife, aprendi os hinos com ele. Ainda hoje pego-me cantando com a letra dos Salmos e Hinos alguns cânticos que foram modificados.

Data/Hora: 15/10/2013 14:44:41
Nome: CLEBER - PRESD. CONFEUHEC
Comentário: Prezado irmão Erasmo Peixoto mande seu telefone e endereço para que eu possa encaminhar para o setor que vende Salmos e Hinos Abraços

Nome:
Email/site:
Comentário:
Digite os quatro caracteres:
Acesse também www.confeuhec.com.br. Todos os diretos reservados